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Planejamento da Feira de Ciências

1. Nome da Feira de Ciências e logotipo

É importante que a Feira de Ciências da sua escola tenha um nome e um logotipo. Estes devem ser escolhidos de forma coletiva para maior pertencimento pela comunidade escolar. Caso a sua feira ainda não possua nome e/ou logotipo deixamos como sugestão a organização de um concurso escolar. 

2. Áreas científicas e categorias da Feira

Atualmente as Feira de Ciências são multidisciplinares e por isso conseguem atingir, com sucesso, todos os docentes e as diferentes preferências dos estudantes participantes. Porém, para isso é necessário planejar muito bem quais serão as áreas científicas e as categorias do evento. O ideal é seguir as áreas científicas do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) ou as áreas científicas da CAPES/CNPq. Veja:

ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio): ideal para feiras que possuem até 40 projetos participantes. 

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 
  • Matemática e suas Tecnologias

 CAPES/CNPq: ideal para feiras que possuem mais de 40 projetos participantes.

  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas
  • Linguística, Letras e Artes

Observação: Abaixo, em todos os modelos você poderá fazer download, conforme a área científica de sua Feira. Portanto, atente-se aos botões para acesso. 

Já as categorias se referem à escolaridade dos estudantes participantes. Recomenda-se, conforme o público de sua escola, as seguintes categorias:

  • Educação Infantil
  • 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
  • 4º e 5ª anos do Ensino Fundamental
  • 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
  • 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Ensino Técnico

3. Escrevendo o projeto da Feira de Ciências

No inicio de cada ano letivo é imprescindível a elaboração do projeto da Feira de Ciências da sua Escola. Este projeto deve possuir:

  • Apresentação
  • Objetivos
  • Metas
  • Desenvolvimento
  • Datas importantes
  • Funções das comissões organizadoras da feira
  • Informações gerais
  • Previsão de materiais e serviços
  • Nomes da equipe coordenadora
  • Contato

Abaixo, você encontrará um modelo de projeto de pesquisa para ajudar na elaboração do projeto da sua Escola. 

4. Apresentação do projeto da Feira de Ciências para a comunidade escolar

Para expor o projeto da Feira de Ciências da sua escola para a comunidade escolar sugerimos a elaboração de uma apresentação de slides ou um vídeo. A organização de um mural no pátio da escola também é uma boa oportunidade de apresentação. Em muitas escolas há também a possibilidade de criar um blog ou site, e até mesmo uma página nas redes sociais. Na apresentação da Feira de Ciências para os estudantes é importante deixar claro as regras de participação e o cronograma da Feira. 


PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DOS PROJETOS PARTICIPANTES DA FEIRA DE CIÊNCIAS

1. Planejamento dos projetos de pesquisa pelos estudantes e professores

Nesta etapa os estudantes e seus professores orientadores farão o planejamento da pesquisa e ser conduzida para apresentação na Feira, sendo o plano de pesquisa o documento a ser usado como direcionamento. É importante, conforme cronograma da Feira, marcar uma data e um local para entrega final dos planos de pesquisa, de modo a ser Inscrição para a participação na feira. 

2. Seleção e divulgação dos projetos que irão participar da Feira

Em muitas escolas há muito mais projetos interessados em participar que o próprio número de projetos que a Feira da escola é capaz de atender. Diante dessa situação é importante realização uma pré-seleção dos melhores projetos. Em escolas que não existe esta demanda basta, então, organizar uma lista para divulgação dos projetos que comporão a Feira no ano de 2019. Abaixo deixamos um modelo de ficha de pré-seleção e um modelo de lista para divulgação dos projetos participantes. 

3. Elaboração do Diário de Bordo

Para apresentar um projeto em qualquer feira de Ciência, que segue padrões internacionais de pesquisa é necessário providenciar um caderno para servir de diário de bordo do seu projeto.
Este diário de bordo deverá ser utilizado para registrar e organizar, cronologicamente, todas as informações do projeto, desde as suas primeiras ideias e reflexões para a escolha do tema. 
É interessante organizar, também, uma pasta com fotos, fichas e formulários utilizados na pesquisa.

Atenção: Instrua os estudantes a numerar as páginas do diário de Bordo. Instrua-os, também,  para não passar o diário a limpo, pois quanto mais original a informação contida maior a seriedade da pesquisa. Incentive para que haja o registro de todas as etapas realizadas, anotando detalhada e precisamente (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.
 
4. Questões de ética e Segurança em pesquisas

Se a proposta de pesquisa envolver um ou mais dos tópicos a seguir:

  • Seres humanos, 
  • Animais vertebrados, 
  • Recombinação de DNA, 
  • Substâncias patogênicas ou micro-organismos, 
  • Substâncias controladas, 
  • Tecido animal ou humano ou seus fluídos, 
  • Substâncias (reagentes) e/ou equipamentos perigosos.
Então, é necessários algumas medidas de segurança antes do início do desenvolvimento do se projeto. Caso a sua escola não exista uma comissão para revisão e aprovação de projetos que envolvam aspectos éticos, você poderá pedir usar o suporte da Plataforma AMPIC de Iniciação Científica para a Educação Básica. Não hesite, e garanta a segurança e legalidade do seu projeto.

5. Oriente o desenvolvimento da Pesquisa (metodologia) 

O desenvolvimento da sua pesquisa deve ser conforme o planejamento realizado no Plano de Pesquisa. O projeto deverá ser totalmente desenvolvido e conduzido pelos estudantes e acompanhado e supervisionado por você docente.
6. Oriente a elaboração do Resumo Científico 

O Resumo do Projeto deve apresentar de forma sintética o conteúdo do relatório do projeto e deve ser capaz de responder às seguintes questões: 

  • Porque o projeto foi realizado? (Objetivos ou Questões identificadas) 
  • O que foi realizado no projeto? (Procedimentos e Métodos Adotados): não detalhe os materiais utilizados, concentre-se em descrever procedimentos realizados. 
  • Quais foram os resultados alcançados? (Observações ou dados pertinentes que permitiram você chegar a sua conclusão). 
  • Os objetivos foram alcançados? (Conclusões ) – O texto do resumo deve concentrar-se no trabalho realizado pelo estudante no projeto. 
Observações:  
O texto do resumo NÃO deve incluir agradecimentos ou mencionar apoiadores do projeto.
– O texto do resumo deve ser redigido em parágrafo único e respeitar o limite MÁXIMO de carácteres, conforme regras da Feira de Ciências.
– O conteúdo do resumo não deve incluir desenhos, diagramas ou tabelas. Esses elementos são colocados no Relatório do projeto.
– Palavras-Chave são palavras ou termos essenciais ou representativos do projeto. Ao escolher estas palavras ou termos, pense naqueles que imediatamente podem ser associados ao seu projeto.
 
7. Oriente a elaboração do Relatório Científico   
O Relatório do Projeto é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas, execução de experiências e também a reflexão a partir das questões identificadas. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como diagramas, tabelas, gráficos, estatísticas e outros.
O Relatório do Projeto realizado pelo estudante deve conter todos os dados, desde a concepção e objetivos até os resultados finais do projeto, contendo a pesquisa bibliográfica utilizada no embasamento científico, descrição detalhada de todas as fases de realização, descrição detalhada dos resultados e conclusões sobre o projeto. Este documento deve ser redigido de forma detalhada, de modo que o leitor compreenda todo o processo criativo do projeto e da concepção, estudos realizados até os resultados e a conclusão.
Recomendações
  • Tenha no máximo 50 páginas.
  • Seja escrito com letra legível ou digitado.
  • Contenha fotos, desenhos e esquemas sobre o projeto.

Estrutura básica recomendada de conteúdo
a) Capa com os seguintes dados:

  • Nome da instituição
  • Título do projeto
  • Cidade e ano

     – Sobrecapa com os seguintes dados:

  • Título do projeto
  • Nome dos estudantes realizadores do projeto
  • Nome dos professores responsáveis pelo projeto

b) Introdução (Apresentação e contextualização do projeto)
c) Justificativa (Por que fazer este projeto é importante?)
d) Objetivos (O que se pretendia fazer no projeto?)
e) Metodologia (Como o projeto foi feito?)

  • Materiais utilizados
  • Procedimento utilizado (Descrição de como foi feito o projeto)

f) Resultados (transcrição dos resultados utilizando texto, diagramas, gráficos ou tabelas; comentários e análise dos resultados)
g) Conclusões: os seus objetivos foram alcançados? Você conseguiu comprovar a sua hipótese? Quais são os seus próximos passos?
h) Referências bibliográficas

Segue o modelo abaixo um modelo de Relatório científico para a sua Feira. 
8. Oriente a elaboração do Poster/cartaz/banner do projeto

Todo projeto deverá organizar um painel / pôster para ajudar na explicação do projeto. O poster ou também chamado de cartaz ou banner é uma ferramenta visual explicativa que apresenta de forma sucinta os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto.

Sugerimos que o pôster/cartaz/ banner tenham medidas de no máximo 0,9 m de largura x 1,2 m de altura ou 0,75m de largura x 1,10 m de altura. Lembre-se que o poster é o que mais vai esclarecer os visitantes e avaliadores do projeto.
 
Dicas para elaboração e apresentação do seu poster:
a) Escreva poucas, mas valiosas palavras.
Pôsteres com muito texto dificilmente receberão atenção. Ao mesmo tempo, você precisa escrever alguma coisa no seu pôster – e nem pense em colar o resumo…
O importante é ter uma introdução curta contendo a problemática do estudo, com os objetivos do trabalho bem destacados. Subtítulos para os principais resultados, legenda para as figuras e conclusões em itens. Assim, o que é essencial está escrito, mas sem exageros – alguns recomendam no máximo 1000 palavras. Lembre-se de usar fontes escuras e com tamanho de pelo menos 22pt, legíveis a 1m de distância.

b) Mude para um layout horizontal.
A maioria dos pôsteres utiliza um layout vertical, subdividido em duas colunas, em que a parte mais importante do trabalho (os resultados) fica restrita a uma proporção pequena do pôster.
Por isso, a dica aqui é substituir o layout de duas colunas por uma distribuição horizontal dos seus dados. Dessa forma, você ganha mais espaço para expor seus resultados no ponto onde eles serão mais visíveis: à altura dos olhos dos visitantes.

c) Valorize suas imagens.
Afinal, elas serão as primeiras a serem notadas por visitantes! As figuras dos seus resultados devem ser grandes, podendo ser interpretadas a uma distância de 1m. Use subtítulos que descrevam o principal resultado e, no caso de gráficos, considere ajustar a fonte dos eixos e das legendas para que fiquem mais visíveis.
Como chamativo, coloque uma imagem representativa do seu trabalho próxima ao título – pode ser o organismo com que você trabalha, o retrato do autor cuja obra você estuda, etc. Assim, antes mesmo de ler o título, pesquisadores interessados no seu tema de estudo já saberão que devem visitá-lo!

 
d)Use esquemas para sua metodologia.
Os métodos utilizados são uma parte chave para compreender sua pesquisa, mas ao mesmo tempo uma leitura exaustiva. Portanto, a melhor forma de representá-los é através de imagens dispostas em esquemas, mostrando cada etapa em sequência. Fluxogramas com fontes grandes também funcionam bem. Em alguns casos, os esquemas com imagens também podem ser aproveitados para ilustrar seus principais resultados na seção de conclusões.

e) Pratique a apresentação, mas não a decore.
Elabore diferentes formas de apresentar: uma curta para visitantes ligeiros, uma mais demorada para pesquisadores interessados, e ainda uma terceira para especialistas na área. Adiante possíveis perguntas e tenha respostas – ou boas desculpas – mais ou menos prontas.

 
Segue o modelo de  Poster científico para sua Feira. 

Logística de organização da Feira de Ciências

Crachás

Convites

Pautas de Cerimônias


Avaliação e Premiação dos trabalhos

Pasta dos jurados

Planilha para tabulação de notas

Certificados