test

Sobre o UAI STEAM

Repositório

Como participar

Realização

Sobre o UAI STEAM

Dentre as metodologias ativas de aprendizagem destaca-se uma abordagem interdisciplinar que envolve Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, do inglês STEAM  (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). O fortalecimento dessa abordagem beneficia uma educação crítica e reflexiva, baseada no envolvimento do estudante na busca por conhecimento.

O UAI-STEAM objetiva a disseminação da abordagem STEAM visando o aprendizado significativo e tornando os estudantes protagonistas do seu processo de aprendizagem!

A finalidade deste repositório é tornar possível que os estudantes integrem os conteúdos escolares à produção criativa, à comoção e à solução de problemas atuais, desenvolvendo habilidades importantes no mundo contemporâneo como criatividade, trabalho em equipe, motivação e aplicação da teoria na prática utilizando, quando possível, ferramentas tecnológicas.

História em Quadrinhos (HQs)​

Como partipar?

1.1 Podem participar do Repositório UAI-STEAM estudantes regularmente matriculados na Educação Básica no estado de Minas Gerais, especificamente nos Anos Iniciais e Finais Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.

1.2 Os participantes devem formar equipes de 1, 2, 3 ou 4 estudantes mais um professor orientador, para o desenvolvimento das atividades da mostra.

1.3 Membros da comunidade, profissionais técnicos e familiares são desejáveis para compor a equipe que poderá ter até 6 (seis) integrantes ao todo.

1.4 Todos os participantes deverão enviar à comissão organizadora, conforme etapas de participação,  o termo de autorização de participação e cessão dos direitos autorais assinado e digitalizado, confirmando a participação da equipe.

1.5 Todos os membros da equipe participante deverão assistir as 3 (três) Oficinas da etapa de capacitação UAI-STEAM.

2.1 Para participação, a equipe de estudantes e orientador(es) deverão preencher o formulário de inscrição, disponível em https://forms.gle/bgLLiML2MgLsAuxq6

2.2 As inscrições são de fluxo contínuo.

2.3 Após o preenchimento do formulário de inscrição, a equipe participante receberá um e-mail de confirmação automática.

2.4 As inscrições que não atenderem aos requisitos deste regulamento serão desclassificadas.

2.5 As inscrições são gratuitas.

3.1 Será depositado anualmente no máximo 10 (dez) trabalhos no Repositório UAI STEAM.

 
 

4.1. ETAPA I – Pré-análise pela comissão organizadora: consiste na verificação das respostas enviadas no formulário de inscrição. Num prazo de 10 dias úteis, os participantes recebem, por e-mail, o parecer de deferimento ou indeferimento da participação. 

4.2 ETAPA II – Oficina de Formação: os membros da equipe recebem, por e-mail, o acesso às 3 (três) oficinas de formação. As oficinas são momentos importantes de qualificação dos estudantes e professores envolvidos. 

4.3 ETAPA III – Elaboração da produção em STEAM pela equipe participante (Head in Hands on) os membros da equipe desenvolvem em suas escolas um protótipo  que contribua para demonstrar ou solucionar algum problema ligado à sustentabilidade, que seja capaz de sensibilizar a sociedade para a importância dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em seguida, a equipe deverá escolher uma das três artes trabalhadas nas oficinas para utilizarem como instrumento de sensibilização da comunidade (HQ, ou STOP MOTION, ou UM VÍDEO DOCUMENTÁRIO). 

4.4 ETAPA IV – Envio das produções para publicação no Repositório: a equipe deverá enviar a produção para o e-mail contato@ampic.ong.br, seguindo os formatos de publicação informados neste regulamento. 

4.5 ETAPA V – Análise das produções: a comissão organizadora analisará a produção recebida considerando o escopo do repositório. Um e-mail será enviado pela comissão organizadora aos participantes informando sobre o deferimento ou indeferimento da produção no repositório. 

4.6 ETAPA VI – Publicação da produção no Repositório UAI STEAM: os participantes recebem, via e-mail, o Termo de autorização de participação e cessão dos direitos autorais. Este termo deverá ser preenchido e assinado e posteriormente enviado por e-mail à comissão organizadora. Após o recebimento do termo, num prazo de 10 dias úteis, a produção estará publicada no Repositório UAI STEAM. 

5.1 No ato da inscrição a equipe deverá enviar o título do trabalho, contemplando o tema SUSTENTABILIDADE  e associado ao subtítulo do repositório UAI-STEAM “REBOBINANDO O PASSADO E REESCREVENDO O FUTURO”,  e resumo em texto corrido de até 1.000 (mil) caracteres, respondendo às seguintes perguntas:

1) Qual é o problema/desafio que a sua equipe está buscando resolver e por quê?  

2) Como vocês esperam resolver o problema?

3)  Vocês acreditam que essa solução poderia ser aplicada em outros contextos/áreas? Se sim, quais?

6.1. Formato das Histórias em Quadrinhos  (HQ)

Produção de História em Quadrinhos (HQ):

  1. corresponde aos trabalhos de criação, pesquisa, desenvolvimento e edição que resultem em originais de uma HQ nunca antes publicada.
  2. Obra Inédita: entende-se por inédita, obra que não tenha sido objeto de qualquer tipo de apresentação, veiculação ou publicação parcial ou integral (inclusive virtual) até a divulgação do resultado. Somente serão habilitadas obras inéditas em língua portuguesa brasileira.

A História em Quadrinho pode ser produzida por meio tradicional ou digital. As páginas devem estar em um formato vertical A4 (210 x 297 mm) e cada história poderá conter no máximo uma página e 12 quadrinhos. A HQ produzida na forma tradicional deverá ser digitalizada para fazer o upload no Portal UAI-STEAM.

6.2. Formato dos vídeos documentários e STOP motion

6.2.1. Os vídeos poderão ser realizados em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmera de vídeo, câmera de foto digital (sequências de fotos), câmera de celular, animação feita no computador etc.

6.2.2. Os formatos de arquivos aceitos para o envio dos vídeos são .wmv, .mov, .mpg, .mpeg, .mp4, .m4v, .mp4v, .divx, .xvid, .avi e .h264.

6.2.3. O tamanho máximo do arquivo a ser enviado é de 500 Megabytes para vídeos e até 50 Megabytes para gifs.

6.2.4. É recomendado o envio do vídeo em HD.

6.2.5. Duração dos vídeos: Os vídeos deverão ter no mínimo 1 (um) minuto e no máximo 3 (três) minutos de duração, incluindo os créditos. Será dada uma tolerância de no máximo até 5 (cinco) segundos.

6.2.6. Obrigatoriedade dos créditos nos conteúdos enviados:

  • Os conteúdos deverão ter créditos dos responsáveis por sua realização, incluindo créditos de trilha sonora, de imagens e outros materiais de terceiros.
  • Os créditos devem ser incluídos independentemente se o material utilizado for de Creative Commons ou de domínio público.

7.1 A AMPIC poderá cancelar o Repositório UAI-STEAM de que trata este regulamento a qualquer momento, em razão de caso fortuito ou de força maior, e também por ausência de inscrições, sem que isso implique qualquer direito indenizatório.

7.2 Ao se inscreverem no UAI-STEAM, os participantes manifestam automaticamente sua concordância com as regras deste regulamento.

7.3  Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela comissão organizadora do repositório UAI-STEAM.

Prepare sua equipe para O UAI-STEAM e venha criar e divulgar soluções criativas com foco na sustentabilidade!

Coordenação

Fernanda Nobre Amaral Villani

Graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Ciências.

Realizadores e apoiadores