Elas com Ciências AMPIC 2019-2020
O projeto Elas Com Ciências foi uma iniciativa financiada pela Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação que teve como objetivo engajar e finaciar ações de meninas e professoras na autoria de trabalhos de Iniciação Científica nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, fortalecendo a educação científica nas escolas de educação básica e na sociedade.
O projeto ofereceu bolsas de estudo para cinco professoras de cinco escolas públicas distintas das cidades de Mateus Leme e Juatuba. Cada professora atuou orientando três alunas bolsistas para desenvolverem projetos de iniciação científica nas áreas de Química, Astronomia, Matemática, Física e Tecnologias, que também contarão com o apoio de mais três bolsistas alunas da graduação de áreas afins. Toda a equipe é inteiramente composta por mulheres!
Objetivos
Objetivo Geral: Promover a ciência entre as mulheres de modo a engajar meninas e professoras na autoria de trabalhos de Iniciação Científica das áreas de ciências exatas, engenharias e computação, fortalecendo a educação científica nas escolas de educação básica e na sociedade, através do reconhecimento das trajetórias de mulheres mineiras bem-sucedidas nessas áreas, pesquisadas por estudantes da educação básica e universitárias.
Objetivos Específicos:
- Propor, incentivar e oferecer suporte à autoria de projetos de Iniciação Científica nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação de meninas regularmente matriculadas na Educação Básica.
- Desenvolver pesquisas científicas sobre as trajetórias acadêmicas e profissionais de mulheres mineiras nas ciências exatas, engenharias e computação de modo a despertar nas estudantes escolares o interesse por essas áreas.
- Estimular o ingresso e a permanência de meninas da educação básica nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, fortalecendo a imagem feminina nessas carreiras.
- Fortalecer a educação científica nas escolas de educação básica, através de parcerias femininas entre escolas, universidades, instituições de pesquisa e sociedade.
- Elaborar e divulgar produtos, como cartilhas, histórias em quadrinho e vídeos voltados para a atuação feminina na pesquisa e no mercado das ciências exatas, engenharias e computação.