1. Foco e Escopo

A Revista Protagonista tem como missão a divulgação da produção científica desenvolvida através da Iniciação Científica escolar e o incentivo ao debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos na educação básica e nos cursos superiores de formação de professores. Visa, também, a disponibilização de novas ferramentas analíticas, de modo a expandir as fronteiras do pensamento e da prática no campo da educação. A Revista Protagonista tem periodicidade anual e publica artigos relacionados às várias áreas do conhecimento (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Multidisciplinares, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguísticas, Letras e Artes), resultantes de estudos teóricos, pesquisas empíricas e/ou experimentais. A revista publica artigos em português e todos os textos passam, primeiramente, por avaliação cega por pares, sem qualquer modificação na forma como foram submetidos. Para que um artigo seja publicado na Revista Protagonista, ele deverá ser, contribuindo para a discussão e o avanço dos processos de como seu tema se desenvolve na educação básica nos processos pedagógicos da educação científica. A revista tem como objetivo servir de veículo não apenas para o conhecimento e as pesquisas já consolidadas, mas também para perspectivas inovadoras, tanto no que se refere à argumentação quanto à metodologia, e que se apresentam como alternativas aos modelos estabelecidos.

2. Políticas de Seção

Artigos

Os artigos devem ter no mínimo 10 mil e no máximo 40 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e as notas. Tendo no mínimo 6 e no máximo 10 páginas.

(Sim) Submissões abertas (em processo) Indexado (Sim) Avaliado pelos pares

Resenhas

Nesta seção serão publicadas resenhas de livros da área da educação com interesse correlato com Feiras de Ciências, Ensino de Ciências na Educação Básica e Iniciação Científica. É desejável ainda que a resenha contenha um teor crítico/valorativo sobre a obra. As Resenhas não devem ultrapassar 10 mil caracteres com espaços. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada.

(Sim) Submissões abertas (em processo) Indexado (Sim) Avaliado pelos pares

3. Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos enviados à Protagonista obedece ao fluxo descrito a seguir.

a) Análise quanto à forma: nessa fase, os trabalhos são submetidos à leitura de ao menos dois dos editores e são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista e à linha editorial. Assim, são devolvidos aos autores os artigos que: 1) configuram-se como relatos de experiência ou tenham caráter prescritivo; 2) configuram-se unicamente como revisão bibliográfica; 3) apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa; 4) não apresentem consistência teórica ou metodológica na pesquisa descrita; 5) não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir; 6) não têm participação em Feiras de Ciências; 7) possuem erros de redação, bem como de estruturação do texto; 8) são meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada; 9) não possuem a forma de artigo científico usualmente praticada nos periódicos de divulgação e popularização da Ciência; 10) não cumprem as normas da Revista Protagonista para submissão dos artigos (formatação, citações, referências, entre outros); 11) não apresentam resultados, formulações ou conclusões que apontem avanços para a temática proposta; 12) não apresentam elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões. Tais trabalhos serão devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação, em outra oportunidade. Os trabalhos que não se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a fase seguinte.

b) Análise por pares quanto ao mérito: nessa segunda fase, a Editoria da Revista Protagonista encaminha o manuscrito sem a identificação do autor(a), no mínimo, dois pareceristas da área temática específica (membros do Conselho Editorial ou convidados ad hoc), de dois estados diferentes ou do exterior. Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas são consideradas as classificações da tabela de áreas da CAPES e o conjunto de informações acessíveis na plataforma LATTES. A avaliação levará em conta os seguintes critérios: 1) contribuição à área de divulgação e polarização da Ciência; 2) originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema; 3) consistência argumentativa; 4) rigor da abordagem teórico-metodológica; 5) qualidade geral do texto. Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o manuscrito no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.

c) Revisão e adequação do trabalho às normas da Revista Protagonista: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma revisão de linguagem e a uma normalização. O trabalho é encaminhado ao autor com as sugestões de correções e adequações, para que seja finalmente encaminhado pela Editoria para a publicação.

4. Periodicidade

A Revista Protagonista tem periodicidade anual, com divulgação no mês de agosto.

5. Política de Acesso Livre

A Revista Protagonista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

6. Arquivamento

A Revista Protagonista utiliza o sistema Google G-suite para criar um sistema de arquivo para a preservação e restauração.

7. Conselho Editorial

Em processo de organização.

8. Fontes de Indexação

  • Sumários de Periódicos da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica.

9. Declaração da Ética da Publicação e de Má Prática (Publication Ethics and Mal practice Statement)

A Revista  Protagonista prima pelas práticas de respeito à conduta ética, seguindo as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics – COPE), que podem ser encontradas em http://publicationethics.org/resources/guidelines.

Princípios éticos e procedimentos para evitar más práticas na produção científica.
1) Da responsabilidade dos autores
– Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
– Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.
– Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.
– Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.
– Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.
– Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética de uma instituição registrada.

2) Do processo de avaliação
– Todos os conteúdos da revista são submetidos à revisão por pares pelo método avaliação por pares duplo-cego.
– Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. Esse processo está claramente descrito na página da revista.
– Os pareceres devem ser os mais objetivos possíveis e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliados.
– Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.
– Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.
– Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.
– A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.
– A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.
– Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.
– Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.
– Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética referente a uma submissão.

3) Da ética na publicação
– Os editores da Revista Protagonista fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.
– Em nenhum caso incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.
– Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa é imediatamente averiguada.
– A revista publica erratas para corrigir manuscritos, quando necessário.
– A revista está sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.

4) Dos direitos de autor e do acesso universal
– As licenças usadas pelo periódico estão descritas no site da revista.
– Todos os trabalhos com conteúdo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.

5) Dos demais princípios
– As informações sobre a propriedade, os direitos, autorias e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.

– Esse periódico não cobra qualquer tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação.

Acompanhe as novidades sobre a Revista Científica Protagonista

Leia mais