Apresentação

Plataforma de Bolsas de Iniciação Científica AMPIC  é um espaço para implementação e acompanhamento das bolsas de pesquisa e iniciação científica sob a responsabilidade da AMPIC. A plataforma tem como finalidade contribuir, por meio da iniciação de estudantes de Educação Básica em atividades de pesquisa, para o fortalecimento e consolidação científica, por meio da concessão de cotas de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica.

Características Gerais

A Coordenação Geral do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da AMPIC implementará bolsas de Iniciação Científica, concedidas pelo CNPQ e outros orgãos de fomento através de chamadas específicas, para que alunos da educação básica, de graduação e professores desenvolvam atividades de iniciação à pesquisa científica e tecnológica. Atualmente a AMPIC, possui dois programas aprovados que possuem bolsistas, sendo:

  • Projeto Elas Com Ciências que recebe financiamento da Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. O projeto inclui bolsas de estudo para cinco professoras de cinco escolas públicas distintas das cidades de Mateus Leme e Juatuba. Cada professora atua orientando três alunas bolsistas para desenvolverem projetos de iniciação científica nas áreas de Química, Astronomia, Matemática, Física e Tecnologias, que também contarão com o apoio de mais três bolsistas alunas da graduação de áreas afins. Toda a equipe é inteiramente composta por mulheres!
  • FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica que recebe financiamento da Chamada CNPq/MEC/MCTIC/SEPED Nº 27/2018 – Feiras de Ciências e Mostras Científicas. A FEMIC é é um movimento pedagógico independente e multidisciplinar, construído no pilar ensino-aprendizagem inspirado na pedagogia piagetiana de projetos, sendo um movimento com caráter cíclico e anual de planejamento, execução e apresentação de projetos investigativos.

A concessão de bolsa dependerá de seleção realizada pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica através dos seus projetos vigentes.