Elas Com Ciências

Coordenação

  • Fernanda Nobre Amaral Villani
  • Fernanda Aires Guedes Ferreira
  • Gláucia Soares Barbosa

Contato

elascomciencias@ampic.ong.br

31 99221-0480

O projeto Elas Com Ciências é uma iniciativa da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC) com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS), da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG).
O projeto é coordenado pelas professoras da UEMG e associadas da AMPIC Fernanda Aires Guedes Ferreira, Fernanda Nobre Amaral Villani e Gláucia Soares Barbosa e recebe financiamento da Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. O projeto inclui bolsas de estudo para cinco professoras de cinco escolas públicas distintas das cidades de Mateus Leme e Juatuba. Cada professora atua orientando três alunas bolsistas para desenvolverem projetos de iniciação científica nas áreas de Química, Astronomia, Matemática, Física e Tecnologias, que também contarão com o apoio de mais três bolsistas alunas da graduação de áreas afins. Toda a equipe é inteiramente composta por mulheres!
As ações do Elas com Ciências buscam promover a Ciências entre as mulheres de modo a engajar meninas e professoras na autoria de trabalhos de Iniciação Científica nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, fortalecendo a educação científica nas escolas de educação básica e na sociedade. O projeto realiza, também, um levantamento das trajetórias de mulheres mineiras bem-sucedidas nessas áreas para uma posterior divulgação de materiais nas escolas participantes de forma a incentivar o gosto das alunas por essas áreas de conhecimento.

Objetivos

Objetivo Geral: Promover a ciência entre as mulheres de modo a engajar meninas e professoras na autoria de trabalhos de Iniciação Científica das áreas de ciências exatas, engenharias e computação, fortalecendo a educação científica nas escolas de educação básica e na sociedade, através do reconhecimento das trajetórias de mulheres mineiras bem-sucedidas nessas áreas, pesquisadas por estudantes da educação básica e universitárias.

Objetivos Específicos:
• Propor, incentivar e oferecer suporte à autoria de projetos de Iniciação Científica nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação de meninas regularmente matriculadas na Educação Básica.
• Desenvolver pesquisas científicas sobre as trajetórias acadêmicas e profissionais de mulheres mineiras nas ciências exatas, engenharias e computação de modo a despertar nas estudantes escolares o interesse por essas áreas.
• Estimular o ingresso e a permanência de meninas da educação básica nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, fortalecendo a imagem feminina nessas carreiras.
• Fortalecer a educação científica nas escolas de educação básica, através de parcerias femininas entre escolas, universidades, instituições de pesquisa e sociedade.
• Elaborar e divulgar produtos, como cartilhas, histórias em quadrinho e vídeos voltados para a atuação feminina na pesquisa e no mercado das ciências exatas, engenharias e computação.