Pesquisa e Investigação no contexto da Educação Básica

Este curso possibilita aos cursistas uma introdução sobre Iniciação Científica (IC) e o ensino por investigação como prática pedagógica na educação básica.

Carga horária: 50 horas
Modalidade: Educação a distância (EAD)
Certificado: Certificação digital online, fornecida mediante realização de atividade avaliativa com media mínima 70.

Inscrições

Sem previsão de novas turmas

Cronograma

Sem previsão de novas turmas

Portal do cursista

Espaço de formação através da plataforma EAD do Instituto AMPIC

Certificados

Para todos os cursistas que com aproveitamento mínimo de 70%

Sobre o curso

Público-alvo

Profissionais interessados em aprimoramento e atualização profissional; estudantes universitários interessados em atividades complementares; estudantes interessados em complementação / atualização de currículo; gestores interessados na capacitação do quadro de funcionários.

Objetivos

Objetivo geral Promover a iniciação científica e o ensino por investigação como prática pedagógica.

Objetivos específicos

  • Demonstrar a potencialidade da iniciação científica como instrumento para interpretação crítica do mundo a partir do desenvolvimento de uma maneira científica de pensar e de agir sobre distintas situações e realidades, estimulando a Alfabetização Científica;
  • Estimular a elaboração de planejamentos que valorizem a interação entre os alunos através da argumentação, da investigação e do registro de atividades;
  • Instigar a reflexão autocritica e discutir as perspectivas do professor-pesquisador.

Metodologia

Todo o material para estudos fica disponível através da Plataforma interativa do curso.

O curso possui aulas com atividades online na plataforma do curso, leitura e produção de textos, salas de bate-papo e plantão tira-dúvidas e Exercícios.

A certificação é disponibilizada mediante a realização de AVALIAÇÕES, na qual será preciso alcançar nota mínima de 70 para ser aprovado. O CERTIFICADO será disponibilizado automaticamente APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO.

Professores especialistas, mestres e doutores atuam como tutores dos cursos buscando um ambiente de aprendizagem bem interativo.

Estrutura curricular

Módulo 1: História e Filosofia da Ciência
Módulo 2: 
Metodologia para a pesquisa científica
Módulo 3:
 Ensino por investigação
Módulo 4:
 Escrita e comunicação científica

Material didático de suporte

Com os resultados e experiências acumuladas na preparação e  oferecimento do curso  organizamos, no ano de 2020, um livro com o objetivo de promover discussões sobre Iniciação Científica e o Ensino por Investigação como prática pedagógica.

Apresentamos a potencialidade da Iniciação Científica como instrumento para interpretação crítica do mundo a partir do desenvolvimento de um modo científico de pensar e de agir sobre distintas situações e realidades, estimulando a Alfabetização Científica.

O curso Pesquisa e Investigação no Contexto da Educação Básica na cidade de Juatuba, MG.

Em 2020, através de uma parceria entre AMPIC e Prefeitura de Juatuba o curso foi oferecido aos profissionais da educação do município de Juatuba. O objetivo foi promover  de formação continuada  para introdução da Iniciação Científica (IC) e o ensino por investigação como prática pedagógica na educação básica.

Neste curso, os professores tiveram contato com autores da área da Ciência e a oportunidade de discutir estratégias para levar uma abordagem histórica e epistemologicamente crítica da IC para a sala de aula onde atuam. 

Equipe

Ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência 

Letícia Diniz

Professora | Pesquisadora

Bióloga e Especialista em Ciências Ambientais

Fernanda Guedes

Professora | Pesquisadora

Bióloga, doutora em Educação e mestre em Ecologia. 

Natália Dornelas

PROFESSORA | PESQUISADORA​

Bióloga e mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestres 

Tutoras | FaE-UEMG

Universitárias e professoras colaboradoras

Bruna da Conceição Solano

Comentários de cursista

Muito interessante a aula! Percebe-se a importância da Metodologia Científica como suporte teórico e metodológico para as pesquisas e trabalhos científicos, pois através dela o aluno/ pesquisador será conduzido de forma mais segura e objetiva na construção do conhecimento.
Nay Morais
Trouxe-me uma nova visão, me tranquilizei mais com a aplicabilidade de pesquisas científicas nas escolas. Nossa rede só tem a ganhar. Parabéns a toda a equipe. Por favor me deixe inteirada das novidades da Juacitec. Abraços!
Patrícia Menezes
Embora envolvida em outras atividades consegui absorver conhecimentos que com certeza os colocarei em prática. Curso bem estruturado,material teórico robusto e de fácil entendimento, vídeos excelentes e motivadores.
Noemia de Moura