Um curso que possibilita aprendizagens sobre os princípios gerais do trabalho científico e oferece estratégias para interpretação e avaliação de trabalhos de pesquisa em todos os níveis educacionais.
Carga horária: 100 horas
Modalidade: Educação a distância (EAD)
Certificado: Certificação digital online, fornecida mediante realização de atividades avaliativas com media mínima de 70%.
Relação de cursistas aprovados para participação. Divulgação em 11/08/2021
Três meses de atividades teórico-práticas em módulos temáticos
Espaço de formação através da plataforma EAD do Instituto AMPIC.
Para todos os cursistas que com aproveitamento mínimo de 70%
Profissionais da Educação, Ciência e/ou Tecnologia interessados em aprimoramento e atualização profissional; estudantes universitários interessados em atividades complementares; estudantes interessados em complementação / atualização de currículo; gestores interessados na capacitação do quadro de funcionários.
Objetivo geral Formar pessoas capazes de realizar avaliações justas e equilibradas de projetos científicos apresentados em Feiras de Ciências e Tecnologia.
Objetivos específicos
Todo o material para estudos fica disponível através da Plataforma interativa do curso.
O curso possui um parte prática que acontece com avaliação de projetos de Iniciação Científica na FEMIC (Feira Mineira de Iniciação Científica)
A certificação é disponibilizada mediante a realização de AVALIAÇÕES, na qual será preciso alcançar nota mínima de 70 para ser aprovado. O CERTIFICADO será disponibilizado automaticamente APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO.
Professores especialistas, mestres e doutores atuam como tutores dos cursos buscando um ambiente de aprendizagem bem interativo.
Módulo 1: Metodologia do trabalho científico
Módulo 2:Conhecendo as Feiras de Ciências e Tecnologia
Módulo 3: Os critérios de Avaliação das Feiras de Ciências e Tecnologia
Com os resultados e experiências acumuladas na preparação e oferecimento do curso Avaliação em Feiras de Ciências e Tecnologia organizamos, no ano de 2020, um livro com o objetivo de oferecer suporte aos participantes do nosso curso, bem como proporcionar aos coordenadores de Feiras de Ciências pelo Brasil orientações sobre os processos avaliativos dos trabalhos de pesquisa da Educação Básica.
Nosso livro busca uma participação mais efetiva dos estudantes em projetos de iniciação científica, fortalecendo a alfabetização científica em diferentes espaços.
O ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência é um projeto de extensão mantido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) através da Faculdade de Educação (Fae), inclusive fazendo parte do NEMAS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. Foi criado em março de 2017 para elaborar e tornar acessível recursos educacionais voltados para a formação, incentivo e aprimoramento de estudantes e professores envolvidos com iniciação científica e tecnológica na educação básica, principalmente para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sua parceria com a AMPIC como entidade científica sem fins lucrativos tem por finalidade principal prestar apoio e orientação a estudantes e professores envolvidos com a iniciação científica e tecnológica em Minas Gerais, inclusive através da organização anual da FEMIC (Feira Mineira de Iniciação Científica), garantindo as ações diretas deste ateliê pedagógico para diferentes escolas de Minas Gerais.
Ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência
Professora | Pesquisadora
Bióloga, doutora em Educação e mestre em Ecologia.
PROFESSORA | PESQUISADORA
Bióloga, doutora e mestre em Ciências.
Tutoras | FaE-UEMG