Ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência
Apresentação
O ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência é um projeto de extensão mantido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) através da Faculdade de Educação (Fae), inclusive fazendo parte do NEMAS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. Foi criado em março de 2017 para elaborar e tornar acessível recursos educacionais voltados para a formação, incentivo e aprimoramento de estudantes e professores envolvidos com iniciação científica e tecnológica na educação básica, principalmente para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sua parceria com a AMPIC (Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação científica) como entidade científica sem fins lucrativos tem por finalidade principal prestar apoio e orientação a estudantes e professores envolvidos com a iniciação científica e tecnológica em Minas Gerais, inclusive através da organização anual da FEMIC (Feira Mineira de Iniciação Científica), garantindo as ações diretas deste ateliê pedagógico para diferentes escolas de Minas Gerais.
Objetivos
- Elaborar, divulgar e incentivar o uso de recursos educacionais voltadas para a formação, incentivo e aprimoramento da iniciação científica e tecnológica nas escolas de Educação Básica envolvidas com feiras de ciências.
- Promover cursos de capacitação voltados para as diferentes necessidades das Feira de Ciências;
- Prestar suporte pedagógico em todas as etapas de planejamento, organização e realização da FEMIC garantindo a participação de trabalhos multidisciplinares de iniciação científica de diferentes cidades e estados brasileiros;
- Aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, principalmente a UEMG, criando oportunidades de interação entre escola e comunidade universitária nas vertentes da tríade Ensino, Pesquisa e principalmente Extensão;
Público-alvo
Estudantes e professores, de todas as modalidades da Educação Básica, envolvidos com feiras de Ciências, principalmente a FEMIC.
Justificativa e relevância social
A realização deste projeto se justifica pela necessidade de viabilizar o ensino científico, prático-experimental, principalmente através da iniciação científica, nas escolas de Educação Básica, sendo este um empreendimento para produção da alfabetização científica e para o incentivo à criatividade e à inovação dos sujeitos envolvidos para a Ciência e Tecnologia. Aliada a esta justificativa, este projeto é relevante socialmente porque ajudará no direcionamento e capacitação profissional de todos os sujeitos envolvidos através da contextualização e interdisciplinaridade centrada na integralização e adequação da iniciação cientifica como reflexo do ensino curricular de ciências vivenciado pelos estudantes no decorrer da sua formação.
O ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência é um projeto de extensão da Faculdade de Educação Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG). A AMPIC atua como parceira nas ações.
Algumas das ações do Ateliê
Promoção de cursos de capacitação voltados para as diferentes necessidades de uma feira de Ciências
Avaliação em Feiras de Ciências e Tecnologias
Este curso possibilita aos cursis aprendizagens sobre os princípios gerais do trabalho científico e as estratégias de interpretação e avaliação dos trabalhos de pesquisa, de acordo com a escolaridade dos pesquisadores.
Pesquisa e Investigação no Contexto da Educação Básica
Este curso possibilita aos cursistas uma introdução sobre Iniciação Científica (IC) e o ensino por investigação como prática pedagógica na educação básica.

Suporte pedagógico nos processos de avaliação dos trabalhos da FEMIC
Biblioteca digital de recursos educacionais
Trata-se de recursos educacionais e e-books publicados pelos estudantes da Faculdade de Educação. Tais recursos e e-books são decorrentes de projetos de ensino, coordenados pela Prof. Fernanda Guedes, que acontecem semestralmente em dois núcleos formativos da disciplina de Ciências da Natureza.
Equipe
Fernanda Guedes
Professora CoordenadoraProfessora da FaE-UEMG e associada AMPIC.
Fernanda Villani
Professora ColaboradoraProfessora da Faminas e associada AMPIC
Brenda Silva
Bolsista 2021Graduanda em Pedagogia FaE-UEMG
Jennifer Silva
Bolsista 2019 e 2020 e colaboradora 2021Pedagoga pela FaE-UEMG
Luna Navarro
Universitária 2019 e 2020 e colaboradora 2021Pedagoga pela FaE-UEMG
Bruna Solano
Bolsista 2018 a 2020 e colaboradora 2021Pedagoga pela FaE-UEMG
Joane Leite
Universitária 2019 e 2020 e colaboradora 2021Pedagoga pela FaE-UEMG