Investigações Químicas

Investigações Químicas

ISBN: 978-65-89569-01-5 

Autores

Juliana Aparecida Aguilar

Professora | Química

Universidade Federal de Ouro Preto

Professora da Educação Básica na rede privada há mais de sete anos. Possui licenciatura em Química. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse em pesquisas sobre o Ensino de Ciências por Investigação. Pretende continuar na área acadêmica, seguindo para o doutorado em Educação.

Fernando César Silva

Professor | Pesquisador | Químico

Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui licenciatura em Química. Mestrado em Química e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como professor dos Ensinos Fundamental e Médio na rede pública de Minas Gerais. Seus interesses de pesquisa estão relacionados ao Ensino de Ciências por Investigação, práticas epistêmicas e representações visuais.

Sinopse

Entendemos que ensinar Ciências também é propiciar o engajamento dos estudantes em práticas da ciência.  Dessa forma, neste e-book, que foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apresentamos e discutimos uma sequência de ensino concebida a partir do conceito de práticas epistêmicas. Essas práticas, definindo-as a partir das ideias do pesquisador Gregory Kelly e de uma maneira simplificada, são ações realizadas pelos estudantes, em momentos de interação crítica, para proposição, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento. Não pretendemos apresentar uma lista de práticas a serem mobilizadas pelos estudantes, mas fomentar reflexões e discussões sobre a mobilização de práticas epistêmicas nas aulas de Ciências.

A editora da AMPIC- Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica.