Hoje, 22 de setembro de 2020, o projeto Elas Com Ciências da AMPIC (Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Cientifica) está participando do Encontro Nacional da Chamada CNPq/MCTIC 31/2018 apresentando os resultados que aconteceu com suas ações durante o ano de 2019 e 2020. O projeto Elas Com Ciências é coordenado pelas professoras da UEMG e associadas da AMPIC Fernanda Aires Guedes Ferreira, Fernanda Nobre Amaral Villani e Gláucia Soares Barbosa.

O projeto Elas Com Ciências incluiu bolsas de estudo para cinco professoras de cinco escolas públicas distintas das cidades de Mateus Leme e Juatuba. Cada professora atuou orientando três alunas bolsistas em projetos de iniciação científica nas áreas de Química, Astronomia, Matemática, Física e Tecnologias, que também contou com o apoio de mais três bolsistas alunas da graduação de áreas afins. Toda a equipe é inteiramente composta por mulheres!

Estudantes, professoras e pesquisadoras do projetos Elas Com Ciências na 3ª FEMIC (Feira Mineira de Iniciação Cientifica) em agosto de 2019.


As ações do Elas com Ciências buscaram promover a Ciências entre as mulheres de modo a engajar meninas e professoras na autoria de trabalhos de Iniciação Científica nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, fortalecendo a educação científica nas escolas de educação básica e na sociedade. O projeto realizou, também, um levantamento das trajetórias de mulheres mineiras bem-sucedidas nessas áreas para uma posterior divulgação de materiais nas escolas participantes de forma a incentivar o gosto das alunas por essas áreas de conhecimento.

Conheça os projetos que compõe o ELAS COM CIÊNCIAS da AMPIC

Sobre o Encontro Nacional da Chamada CNPq/MCTIC 31/2018

O Encontro Nacional foi organizado como forma de socializar os resultados alcançados pelos projetos desenvolvidos e como forma de divulgar as inúmeras iniciativas que despertara o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica pelo Brasil.

Sobre a Chamada CNPq/MCTIC 31/2018

A Chamada CNPq/MCTIC 31/2018 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação teve por objetivo apoiar projetos que visaram estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, despertando o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica (Ensino Fundamental a partir do 6º ano e do Ensino Médio) e do Ensino Superior por estas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica. Esta iniciativa visou ainda combater a evasão, que ocorre principalmente nos primeiros anos, de estudantes do sexo feminino dos cursos de graduação nestas áreas, bem como aproximar as escolas públicas da Educação Básica das Instituições de Ensino Superior.

A Chamada aprovou 78 propostas de 702 propostas submetidas. O Projeto Elas Com Ciências foi aprovado na ocasião com nota máxima. Veja abaixo a distribuição de propostas implementadas por área do conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui