A senhora presidenta iniciou a ordem do dia com discussões sobre os seguintes assuntos:

1) Avaliação da 3ª FEMIC: a assembleia avaliou como positiva a 3ª FEMIC considerando que o evento alcançou todos os objetivos que se propos. Ficou definido como pontos de melhorias para as próximas edições: mais ênfase na divulgação e marketing, logística mais descentralizada no transporte e promoção de capacitações mais eficientes para voluntários externos à AMPIC.

2) Planejamentos para a 4ª FEMIC: foi apresentada a data de 11 (onze) a 14 (quatorze) de agosto de 2020 (dois mil e vinte) para a realização da 4ª FEMIC. A presidenta informou que tal evento foi submetido na Chamada CNPq/MCTIC Nº 11/2019 – Feiras de Ciências e Mostras Científicas na Linha 2: Abrangência estadual ou distrital.

3) Mudança parcial da AMPIC para a Estação Ferroviária de Mateus Leme: a senhora presidenta comunicou a todos sobre a possibilidade da AMPIC estar utilizando os espaços físicos da Estação Ferroviária de Mateus Leme, localizada à Rua Prefeito Alcides Cunha, número 4 (quatro), Centro, Mateus Leme, CEP 35670-000, de forma compartilhada com a Associação Casa de Cultura Cássia Almeida, inscrita no CNPJ 20544889/0001-85. Explicou que não se tratará de mudança de endereço da AMPIC e sim de um endereço complementar onde funcionará um Centro de Iniciação Científica que oferecerá suporte aos estudantes e professores que desenvolvem projetos de pesquisa, além de ser, também, um espaço para atendimento ao público em geral e para realizações de atividades diversas de interesse da AMPIC. Ainda, foi discutido sobre a necessidade de adequar alguns espaços da Estação Ferroviária com mobiliário e obras físicas utilizando recursos financeiros da AMPIC. Após discussões, decidiu-se, por unanimidade, que a AMPIC passará, a partir da presente data, a ter a Estação Ferroviária de Mateus Leme como sede complementar.

4) Terreno para a construção da sede da AMPIC: a senhora presidenta comunicou a todos que participou de uma reunião realizada no dia 13 (treze) de setembro de 2019 (dois mil e dezenove) às 14 (quatorze) horas e 30 (trinta) minutos, no gabinete do Sr. Prefeito Municipal Júlio Cezar Nogueira Fares Júnior, onde esteve presente o mesmo e o seu chefe de gabinete, José Marcus Diniz Ferreira Júnior. Nesta reunião, discutiu-se, entre outros assuntos, sobre a necessidade da AMPIC ter um terreno na cidade de Mateus Leme para construção de sua sede matriz. Então, na discussão, o Sr. prefeito ofereceu à AMPIC um terreno de 720 m² (setecentos e vinte metros quadrados) localizado nas mediações da Rua Idalina Moreira de Jesus, bairro Central, Mateus Leme. Feita a comunicação sobre os acontecimentos da reunião com o prefeito de Mateus Leme, a senhora presidenta solicitou a todos os presentes na assembleia que se manifestassem em relação à oferta da Prefeitura de Mateus Leme de doação de terreno à AMPIC. Após discussões, decidiu-se, por unanimidade, que a AMPIC se manifesta favoravelmente à doação, ficando a cargo da diretoria executiva da AMPIC a responsabilidade de dar seguimento ao processo de doação.

5) Comunicações sobre a implementação do programa de Iniciação Científica na cidade de Juatuba: a senhora presidenta anunciou que o “Programa de implementação e suporte à iniciação científica nas escolas municipais de Juatuba, Minas Gerais”, apresentado na assembleia ordinária de 27 (vinte e sete) de julho de 2019 (dois mil e dezenove), conforme ata 06-2019, foi aprovado pela secretária de educação do município de Juatuba, senhora Denise Navaro, com vigência de 01(um) de outubro de 2019 (dois mil e dezenove) a 31 (trinta e um) de dezembro 2020 (dois mil e vinte). Informou que a formalização da parceria está em fase de tramitação e acontecerá através de Termo de fomento com dispensa de chamamento público. A senhora presidenta, informou, ainda, que a associada Letícia Mara Diniz Ferreira, atuará como coordenadora do programa por satisfazer todos os critérios exigidos para a função e por ter atuado na idealização do programa.

6) Processo de expansão da AMPIC para outros municípios: a senhora presidenta, discursou sobre a importância da AMPIC se expandir para outros municípios, bem como se expandiu para Juatuba, cumprindo seus objetivos e finalidades estatutárias e em seguida, apresentou uma proposta de expandir as atividades da AMPIC para os municípios de Betim, Divinópolis, Ibirité, Igarapé, Itaúna, Montes Claros, Pará de Minas e Vespasiano, de modo a ter em cada uma dessas cidades um programa de implementação e suporte à iniciação científica nas escolas municipais. Tal proposta foi discutida e aprovada por todos os presentes, cabendo a presidência da AMPIC os encaminhamentos necessários para apresentação e aprovação junto às Prefeituras. Ficou decidido que a cada município com parecer favorável à parceria, caberá à presidência o chamamento de assembleia extraordinária para discussões e formação de equipe de trabalho.

7) Emendas parlamentares: conforme discussões em assembleia, a AMPIC decidiu por montar processo para pleitear recursos financeiros junto às emendas parlamentares estaduais e federais, para o orçamento de 2020 (dois mil e vinte). Os recursos solicitados serão, prioritariamente, para a construção da sede, ainda possam ser utilizados para outras ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui