Projeto Elas nas Tecnologias

0

Atualmente, no distrito de Serra Azul e Alto da Boa Vista, pertencentes ao município de Mateus Leme há um grande número de pessoas que se dedicam ao cultivo de flores em casas de vegetação. No entanto, observa-se que os gastos com energia elétrica, água e adubos químicos são elevados. Logo, com o intuito de mudar esse paradigma, vem se desenvolvendo um projeto chamado Florescer em Tecnologia, cujo o objetivo é promover a construção de uma casa de vegetação sustentável. Esta, contará com um sistema de captação pluvial e também com o de captação da umidade do ar, através de um procedimento muito utilizado em Israel, o qual tem todo o potencial para ser aplicado na região. Além disso, será adotado o uso de placas fotovoltaicas, para obtenção de energia proveniente da luz solar.

Quanto a adubação, será produzido um adubo chamado Bokashi, resultante da fermentação de matéria orgânica, apresentando em sua composição os microrganismos eficazes, os quais proporcionam inúmeros benefícios ao solo tais como o aumento dos macro e micronutrientes, a correção da acidez, o aumento da microbiota benéfica , ou seja, é um adubo poderoso e que apresenta um baixo custo de produção.

Estão sendo realizadas entrevistas com os floricultores da região, no intuito de compreender o funcionamento das casas de vegetação, possibilitando a construção de um protótipo, este contará com um sistema baseado no uso de Arduino, uma pequena placa, que será programada para controlar precisamente as atividades necessárias as casas de vegetação.

Enfim, com o presente trabalho pretende-se incentivar o uso da tecnologia vinculado a sustentabilidade, dessa maneira será possível usufruir de fontes alternativas e poupar os recursos naturais esgotáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui