Projeto Elas na Matemática

0

O projeto ISES-Índice de Segurança de Exposição ao Sol é desenvolvido pelas alunas Clarice Luiza da Silva, Danielly de Oliveira Dias e Priscila Geane Nunes Viana sob orientação da professora Letícia Mara Diniz Ferreira. As alunas são estudantes do oitavo ano, ensino fundamental II, da Escola Municipal “Maria Cândida de Jesus”, localizada em Francelinos, município de Juatuba- Minas Gerais.

Trata-se de projeto investigativo sobre o tempo de exposição segura ao sol relacionado à variação de radiação Ultravioleta – UV através da modelagem matemática.
   A ideia de elaborar o ISES, um aplicativo de consulta do tempo de exposição segura ao sol, surgiu após estudos de modelagem matemática. Analisamos quanto tempo cada tipo de pele pode ficar exposta ao sol, sem nenhum tipo de proteção, conforme variação da radiação UVB ao longo do dia.

Elaboramos um formulário eletrônico subsidiado pelo tipo de pele e hora de consulta pelo qual o usuário tem acesso ao tempo de exposição segura ao sol.

O próximo passo será informar este tempo utilizando um Fator de Proteção Solar e transformar o formulário em um aplicativo. Pesquisamos sobre o câncer de pele devido à exposição inadequada ao sol, onde a incidência desta doença, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui