Elas na Física

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O projeto tem como objetivo principal incluir cada vez mais mulheres na Ciência e mostrar a grande importância da mesma para a sociedade. A iniciativa de fazer este projeto surgiu com a necessidade de um laboratório mais moderno nas escolas públicas, pois um dos grandes desafios dos professores contemporâneos é manter seus alunos interessados em sala de aula.

Uma das formas de deixar os estudantes mais interessados é a utilização de tecnologia para potencializar o aprendizado. A maleta do conhecimento contém materiais de vários temas e assuntos da física, relevantes ao aprendizado dos estudantes.

Estudantes, orientadora Creonica Luiza e Professor Villani em reunião no Espaço do Conhecimento da UFMG.

Dentre os recursos, destacam-se: a mini geladeira, o alarme de incêndio, o carrinho automatizado, o pistão eletromagnético e o cubo de LED. Através desses instrumentos o aluno poderá interagir com fenômenos físicos variados. A maleta do conhecimento tem um potencial lúdico, com materiais divertidos, que compõem um laboratório móvel de física. Um exemplo didático e interessante é o carrinho controlado por arduíno, uma ferramenta auxiliadora no ensino, pois ilustra de uma forma realista a utilização de conteúdos ligados à física em nosso cotidiano. Através dele, o professor poderá fazer uma apresentação mais didática da cinemática, focando no estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) através do carrinho e do estudo do Movimento Retilíneo Uniformemente  Variado (MRUV) através de uma torre que é acompanhada dos sensores do arduíno. Os alunos poderão coletar dados em tempo real. Também fazem parte da maleta o pistão eletromagnético, cujo princípio físico é inerente ao eletromagnetismo, e o cubo de LED, para abordar assuntos relacionados à eletricidade. O princípio físico dos dois será explicado através de sua funcionalidade e uma breve elucidação do funcionamento de cada componente. Ressaltamos que atividades que mudam o ambiente do aluno, da abstração para situações palpáveis, onde o mesmo interage com situações (controladas) “próximas da realidade”,  contribuem de forma mais efetiva para seu aprendizado.

Através da compreensão da física por trás de cada objeto, em experimentos feitos pelos alunos, eles poderão vivenciar experiências muito mais impactantes, em relação a métodos tradicionais de ensino, ampliando o entendimento e a construção de conhecimentos pelos alunos.

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