Elas na Astronomia

0

Um número de mulheres cada vez maior vem se destacando em diversos segmentos da ciência, incluindo a astronomia. Mas a contribuição da mulher na ciência começa muito antes de existir o Dia da Mulher e dos movimentos da revolução feminista. Na astronomia, essa paixão das mulheres pelo universo e sua sede por descobertas e conhecimento datam milênios antes de Cristo.

Contudo, as dificuldades no campo da física e da matemática impedem o aprofundamento de grande parte da população nesta área. Diante disso, o objetivo do projeto Descomplicando o cosmos é a construção de facilitadores para a compreensão e divulgação da astronomia.

O projeto é desenvolvido por três estudantes da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro,Lavínia, Lohana e Bianca, sob a orientação da professora Fabíola.

Estudantes do Projeto em visita técnica no Museu do Conhecimento.

Até o momento a equipe já realizou pesquisas bibliográficas e estudos individuais e em grupo para a construção de ideias e aprendizados e para a compreensão das teorias sobre o tema astronomia.

Já foram realizado, também, uma pesquisa de campo desenvolvida através da elaboração de um questionário que foi aplicado em estudantes de sextos e terceiros anos da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro para determinação da relação de conhecimento, gênero e idade sobre o tema. Estes levantamentos nortearam a criação de oito facilitadores que foram e serão desenvolvidas para a compreensão de astronomia como:

  • Luneta Espacial,
  • Mapa de Possibilidades,
  • Tapete Planetário,
  • Amarelinha Astronômica,
  • Cardápio de Invenções,
  • Infográfico Elas entre as Estrelas,
  • Planetário Tridimensional e Lua Animada.

Além disso, foram criadas plataformas digitais para divulgação do projeto. Espera-se com este projeto, contribuir e facilitar a sistematização de informações e compreensão sobre o cosmos, através dos modelos astronômicos projetados, além de enriquecer e demonstrar a presença da mulher na astronomia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui