1) Apresentação dos canais digitais de comunicação/gestão da AMPIC: foi apresentado o e-mail institucional de cada associado, os drives de equipe e o site da AMPIC (www.ampic.ong.br).

2) Planejamentos referentes à divulgação da Rede Mineira de Feiras de Ciência: foi apresentado o conteúdo exclusivo, o plano de trabalho para implementação da Rede, bem como as funções do coordenador da Rede Mineira de Feira de Ciências. Em seguida, a presidenta convocou os presentes a se manifestarem quanto ao interesse em assumir a coordenação geral da rede, manifestou-se para tal função a associada Mariana Campos Costa que teve a candidatura aprovada por unanimidade.

3) Planejamentos referentes à 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica: iniciou-se com a senhora presidenta, que também é coordenadora da FEMIC, apresentando um orçamento referente a locação dos serviços de divulgação científica de um planetário móvel, intitulado como Planetário Móbile. O objetivo da apresentação deste orçamento foi consultar aos associados presentes em assembleia sobre o contrato ou não do serviço para a 3ª FEMIC. Após discussões, decidiu-se, por unanimidade em contratar o Planetário Móbile, sendo para isso investido R$ 5350,00 (Cinco mil, trezentos e cinquenta reais). Ainda sobre a FEMIC, foi apresentado o orçamento da Pousada Morada do Rei, que também foi devidamente aprovado. Discutiu-se ao final sobre a importância de todos os associados intensificarem a divulgação da FEMIC pelo estado de Minas Gerais para que se pudesse atingir a meta de participação de 10% das cidades do estado.

4) Projeto Elas Com Ciências: foi apresentado a todos o projeto Elas Com Ciências que tem objetivo principal: promover a ciência entre as mulheres de modo a engajar meninas e professoras na autoria de trabalhos de Iniciação Científica das áreas de ciências exatas, engenharias e computação, fortalecendo a educação científica nas escolas de educação básica e na sociedade, através do reconhecimento das trajetórias de mulheres mineiras bem-sucedidas nessas áreas, pesquisadas por estudantes da educação básica e universitárias. Durante a apresentação do projeto foi informado que o mesmo possui autoria e coordenação das associadas AMPIC: Fernanda Aires Guedes Ferreira, Fernanda Nobre Amaral Villani e Gláucia Soares Barbosa e recebe financiamento da Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. A associada Fernanda Nobre Amaral Villani é a proponente do projeto e responsável pelo termo de aceite assinado e publicado (número processo no CNPq:  442435/2018-5). O projeto inclui bolsas de estudo de 12 meses para quinze alunas da educação básica, três universitárias e cinco professoras em cinco escolas públicas das cidades de Mateus Leme e Juatuba (Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes, Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, Escola Estadual Elias Salomão, Escola Estadual Joaquim Correa e Escola Municipal Maria Cândida de Jesus). Como pré-requisito toda a equipe é inteiramente composta por mulheres. Após a apresentação do projeto Elas Com Ciências aos presentes foi informado que as associadas Creonice Luiza Ferreira, Larissa Amaral Diniz Tomaz, Letícia Mara Diniz Ferreira e Tâmila Adriane de Sousa foram selecionadas para atuarem como bolsistas dentro do projeto.

5) Outros assuntos de interesse da AMPIC: foi apresentado a proposta de parceria entre a AMPIC e um projeto de Extensão intitulado como: Plataforma digital: diálogos em educação especial, de coordenação da professora Carla Maria Nogueira de Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG). Após discussões sobre os benefícios da parceria para a AMPIC, bem como a contrapartida, a proposta foi aprovada por unanimidade, ficando definido como benefício para a AMPIC a divulgação de sua logomarca em todos os materiais de divulgação do curso e a participação de associados e convidados da AMPIC nas ações proporcionadas pelo projeto de extensão. Como contrapartida a AMPIC oferecerá ao projeto os serviços de sua plataforma digital (e-mail institucionais, drives de equipe e site). Após, a presidenta comunicou sobre o andamento do processo de solicitação de um terreno para sede da AMPIC à prefeitura de Mateus Leme, informando que a prefeitura está em processo de levantamento de seus terrenos e escolha daqueles possíveis de serem doados à AMPIC. Em continuidade, consultou aos associados sobre a necessidade de comprar mobiliários para a AMPIC, ficando decidido, após discussões, sobre a compra de armários, mesa(s) e cadeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui