Nos últimos anos, foi crescente o interesse e a presença da iniciação científica na vida dos jovens brasileiros. Tanto no âmbito escolar quanto no ensino superior, a presença da ciência e da tecnologia se tornou algo rotineiro e comum. Essa nova perspectiva tem chamado a atenção e a curiosidade do corpo juvenil brasileiro levando muitos desses jovens a terem conquistas nacionais e intencionais. Temos um exemplo do alcance desses trabalhos no depoimento do aluno Demétrio, expressando gratidão e alegria proporcionadas através da iniciação científica:

Meu nome é Demétrio Kened e tenho 17 anos. Minha experiência com a iniciação científica começou no ano de 2016, na 1ª AGROTEC da Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes. Eu não imaginava o quanto esse evento seria importante na minha caminhada escolar. Com um grupo de 5 amigos escolhemos desenvolver um projeto ligado à irrigação, algo muito utilizado em nossa região. Então surgiu o Irrigação PET, um projeto que liga economia de água e reciclagem de materiais. De lá pra cá o saldo é de 15 certificados de premiação em 5 feiras científicas sendo que, na 1ª AGROTEC, obtivemos o primeiro lugar geral, o que nos proporcionou a participação na feira EXPOCET, em Pernambuco no ano de 2017, ano em que também participamos da 1 edição da FEMIC., levando o prêmio de Destaque na categoria Ciências Agrárias. A FEMIC foi muito especial para mim. Aprendi muito, foi uma experiência simplesmente incrível, além de me proporcionar um prêmio muito importante para meu desenvolvimento científico: uma Bolsa de Iniciação Científica (ICJ) pelo CNPq. Como mudei de cidade, atualmente desenvolvo um projeto voltado ao voluntariado: Link Esperança-voluntariado online, para facilitar ação voluntária no Brasil e no mundo.
Posso dizer que a iniciação científica mudou minha vida estudantil e contribuiu para um maior desenvolvimento intelectual. Me sinto muito mais preparado para iniciar meu curso superior, pois a experiência vivida nas feiras me proporcionou um conhecimento que muitos estudantes no Brasil não têm oportunidade de obter. Agradeço a todos que me ajudaram nessa caminhada e espero desenvolver ainda muitos projetos em minha
carreira.

Exemplos como esse comprovam a importância da iniciação científica! Por isso, é necessário que nossos governantes saibam valorizar essa rica ferramenta que existe dentro da ciência, pois a mesma proporciona o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias valiosas para a humanidade e o meio ambiente. Investir na Ciência é, sem dúvidas, um caminho para um futuro melhor. Então não perca tempo e mostre o cientista que existe em você !!!!!! Faça da Iniciação Científica um marco de sua história. !!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui